Páginas

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Vice-presidente da Alba luta por agilidade na demarcação dos territórios indígenas


Há dois meses a demora na demarcação da terra indígena tupinambá acirra o conflito no Sul da Bahia. A intensa luta dos indígenas para garantir efetivamente seus direitos territoriais trouxe a comissão executiva do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia, o Mupoíba, nesta quinta-feira (19.09), para um debate com o vice-presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Yulo Oiticica (PT).
Durante o encontro, a executiva apresentou ao parlamentar os pontos que travam a realização do processo demarcatório e tornaram a solicitar a presença de Yulo como mediador do impasse.
O vice-presidente, que também compõe a Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Casa Legislativa, chamou atenção para o alto índice de violência enfrentada pelos tupinambás e a necessidade de resolver o conflito o quanto antes.
“Não podemos aceitar que os índios sejam ameaçados o tempo inteiro. É preciso que o governo federal e o governo estadual tenham uma ação imediata, não só para repactuar a perspectiva de construir a paz, mas para fazer justiça. É preciso demarcação imediata para que os índios tenham o que é de direito”, reiterou Oiticica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário