Páginas

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

BUERAREMA: ACADEMICOS SÃO AMEAÇADOS

          Buerarema, 12 de setembro de 2013, por volta de 10 horas três estudantes de Salvador devidamente matriculados no curso Pós-graduação Ciências Agrárias, relataram na rede social o drama sofrido na praça principal da cidade quando estava em uma barraca de lanche em frete a Prefeitura municipal, foram surpreendidos por um grupo de pessoas liderado por um ex- Policial Local autointitulado como líder do movimento Agrícola, passou a agredir verbalmente e ameaçar os discentes.

O ex- policial, perguntou aos estudantes qual o motivo da presença na cidade já que eles se tratavam de forasteiros, em tempo que os acadêmicos informaram que o interesse era apenas como para colher material como fonte de pesquisa para a confecção Artigo científico. O ex-policial então passou a chamar a população insuflando contra os estudantes alegando que os mesmos eram espiões e que estavam a serviço da polícia e do governo.

Devido aos ânimos exaltados por conta do conflito agrário na região, os jovens foram seguidos por uma multidão, uma tragédia não se consumou graças a uma pessoa sensata que interveio a supostas agressões, sendo de imediato retirado de cidade. Um dos alunos desabafou em seu perfil na internet “como pode em um estado democrático de direito tal situação aconteça, eu pensei que iria morrer, acho que estaria seguro ao lado dos índios, não tenho magoas, apenas estou decepcionado, pois mostraríamos em nosso trabalho acadêmico a real situação dos agricultores de Buerarema, o que direi aos meus coordenadores, pois esse trabalho também nos auxiliaria a pretensão em uma bolsa de estudo”.

O trabalho acadêmico que apresenta resultados sucintos de uma pesquisa realizada de acordo com o método científico aceito por uma comunidade de pesquisadores. Por esse motivo, considera-se científico o artigo que foi submetido a exame por outros cientistas, que verificam as informações, os métodos e a precisão lógico-metodológica das conclusões ou resultados obtidos.

Em geral, é produção de 40 páginas ou menos. Pode ser resultado de sínteses de trabalhos maiores ou elaborados em número de três ou quatro, em substituição às teses e dissertações; são desenvolvidos, nesses casos, sob a assistência de um orientador acadêmico. São submetidos às comissões e conselhos editoriais dos periódicos, que avaliam sua qualidade e decidem sobre sua relevância e adequação ao veículo.

Uma bolsa de estudo é uma prestação pecuniária atribuída a um estudante por uma entidade pública ou privada para coparticipação nos encargos relativos à frequência de um curso ou ao desenvolvimento de um trabalho de pesquisa. A bolsa de estudo visa a contribuir para custear, entre outras, as despesas de alojamento, alimentação, transporte, material escolar e taxas universitárias.

A bolsa de estudo pode ser conferida com base em critérios de natureza econômica (o rendimento do agregado familiar do estudante) e ou acadêmica (o aproveitamento escolar do estudante). Vinculados aos projetos de pesquisa, estão os Planos de Trabalho dos alunos de graduação que estão realizando a iniciação científica dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica -PIBI.

Os estudantes afirmam que a todo tempo que passaram na cidade de Buerarema, foram bem tratados pelos grupo de agricultores, ouvimos depoimentos de pessoas com mais de setenta anos que perderam tudo, chegando ao ponto de chorar, bebemos água, café e até comida foi oferecida, eles tem pouco, mas seus corações e bondade é grande, não é uma atitude de um oportunista que ira manchar a imagem de pessoas de bem, que estão lutando por seus direitos.

Entramos em contato com fontes da cidade, nos informando que a pessoa citada pelos estudantes, tratar-se de um policial aposentado, não sendo esse episódio o único promovido por essa pessoas, a qual classificamos como oportunista. Porém, esperamos que o presidente do Sindicato dos Agricultores entre em contato com nossa redação, para afirma ou não se esse policial tem legitimidade para falar e representar o movimentos pacífico do Agricultores da Cidade de Buerarema.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário