Páginas

sexta-feira, 6 de março de 2015

Inédito no país, teste rápido detecta chikungunya e dengue em 20 minutos

Tipo de exame vai estar disponível para rede pública de saúde na Bahia.
Aparelho 'smart reader' lista os principais sintomas indicados pelo paciente.

Maiana Belo Do G1 BA
Com algumas gotas de sangue será possível fazer uma rápida detecção dos vírus chikungunya e dengue nas unidades de saúde pública da Bahia. Isso porque será implementado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a partir de quinta-feira (12), em Salvador, um teste rápido para descoberta dessas doenças, através de um sistema de leitura acoplado a um smart reader, espécie de smartphone específico para a função.
De acordo com Marco Collovati, médico italiano e presidente da empresa carioca idealizadora do exame, a Bahia é o primeiro estado a receber o teste de rápida detecção de chikungunya e dengue. O resultado é dado em 20 minutos.
Celular vai ser usado para diagnóstico de chikungunya na Bahia (Foto: Divulgação) 
Celular vai ser usado para diagnóstico de
chikungunya e de dengue (Foto: Divulgação)
"Coloca umas gotas de sangue em um recipiente semelhante a um sabonete de plástico. Dentro dele tem uma fita especial que passa por vários tratamentos químicos e tem uma "janelinha". O teste é considerado positivo se aparecer duas linhas nessa "janelinha", conta Collovati. "Depois é que esse recipiente é a coplado ao smart reader. Nas primeiras 24 horas da dengue, por exemplo, que é quando o paciente apresenta muita febre, podemos descobrir se ele está com a doença, porque esse teste identifica uma proteína no sangue que indica se a pessoa está com dengue", acrescenta o médico.
Tanto o exame quanto o aparelho não serão vendidos ou disponibilizados diretamente para o público. Eles vão ser utilizados somente nas unidades da rede pública, como forma de acelerar o diagnóstico das doenças e agir rapidamente sobre elas.
O médico explica que, além de detectar as doenças, o smart reader permite incrementar a leitura do teste, listando os principais sintomas e transmitindo essas informações em tempo real para a central de dados da Bahia. "Estas informações vão ajudar a identificar onde a epidemia está começando, para fazer ações direcionadas aos lugares certos", explica Collovati.
Ainda segundo o médico, inicialmente estarão disponíveis na rede pública até 100 aparelhos, mas não há detalhes se todos serão implantados imediatamente ou gradativamente.
A Sesab ainda não tem detalhes de quando o teste estará efetivamente funcionando no interior do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário