Páginas

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

TEIXEIRA DE FREITAS: OPERAÇÃO NATAL SEGURO

Forças de Segurança Pública integradas discutem ações na Operação Luzes de Teixeira
A Operação Luzes de Teixeira tem como objetivo traçar estratégias e ações para realizar um Natal seguro.Onde as Forças de Segurança Pública se unem para intensificar a segurança neste período
 
Sulbahianews/Natália Medeiros - Data: 18/11/2013 - 16:37:25
Na manhã desta segunda-feira, 18 de novembro, no Fórum de Teixeira de Freitas, estiveram reunidos Forças de Segurança Pública, entidades do comércio e representantes da Prefeitura Municipal para discutir ações a serem realizadas em prol da segurança pública durante os festejos de final de ano.
A Operação Luzes de Teixeira tem como objetivo traçar estratégias e ações para realizar um Natal seguro, onde a Polícia Rodoviária Federal e a Estadual, 13º Batalhão de Polícia Militar, Guarda Municipal e o Poder Judiciário se unem para intensificar a segurança neste período de grande fluxo de pessoas na cidade.
Espera-se que cerca de 200 mil visitantes passem pelo município durante o Natal, uma vez que a cidade está se preparando para realizar um dos natais mais bonitos do Estado, o “Luzes de Teixeira”, numa parceria entre a Prefeitura Municipal e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em um investimento de R$ 650 mil na ornamentação da cidade. Pensando na grandiosidade do período festivo e da grande movimentação que haverá no município, as entidades participativas do projeto se preocuparam não só com o quesito beleza, mas, principalmente, com a segurança. 
Segundo o tenente-coronel Bartolomeu Correia Calheiros, secretário da Secretaria de  Segurança com Cidadania, a Guarda Municipal será reforçada em alguns pontos da cidade, sobretudo na região do Centro, assim como no apoio  junto com  os agentes de trânsito nas ações a serem realizadas no período.  Ainda de acordo com Calheiros, para uma melhor organização, tanto para os camelôs, quanto para os pedestres que transitam nas calçadas, os camelôs que não são cadastrados não poderão permanecer no local. Para tanto, estão sendo realizadas fiscalizações que seguirão durante todo o Natal.
De acordo com o tenente-coronel Silveira, comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, no período de fim de ano o policiamento será intensificado, aumentando o número de policiais no patrulhamento, principalmente na área comercial. “Junto com as outras forças da segurança municipal e representantes do comércio estaremos traçando metas e estratégias para que possamos atender as necessidades da população teixeirense”, afirmou.
Dentre os assuntos destacados na reunião estava a importância de realizar uma campanha de conscientização das pessoas sobre a segurança pessoal, para que tenham mais atenção ao transitar pelas vias, tendo em vista que o número de assaltos sobre no período das festas de fim de ano. Outro assunto abordado foi relativo ao trânsito, sobre os estacionamentos, ficando decidido que poderão ser estabelecidos estacionamentos rotativos durante todo o período festivo.
O Conjunto Penal de Teixeira de Freitas em parceria com o Poder Judiciário, Vara das Execuções Penais, estará restringindo as saídas temporárias dos detentos. O próprio Poder Judiciário junto com o Ministério Público avaliará os pedidos de liberdade temporária. De acordo com o diretor do presídio, tenente-coronel Osíris, haverá uma restrição forte no que tange as saídas e os recolhimentos dos internos, a cobrança será muito maior nesse período.
Segundo o juiz de direito Argenildo Fernandes, da Vara Crime, o preso do semiaberto não irá sair nesse período de fim de ano, com o objetivo de prevenir, através dos mecanismos de segurança, possíveis fugas comuns no período, quando o detento sai pelo benefício e não retorna ao presídio, sendo autor, às vezes, de crimes durante os festejos natalinos. 
Doutor Cleber Gonçalves, que esteve na reunião representando o coordenador da 8ª Coordenadoria da Polícia Civil (Coorpin), Marcus Vinícius, informou que durante a operação de segurança no fim de ano os policiais civis estarão num efetivo maior para oferecer uma condição melhor às pessoas da cidade e para aqueles que virem de outras regiões.
De acordo com Flávio Guimarães, presidente do Sincomércio de Teixeira de Freitas, a cidade está se preparando para oferecer não só um Natal de beleza, mas, um Natal seguro para todos que passarem pelo município nesse período. “Convidamos a todas as pessoas para que venham fazer suas compras em Teixeira de Freitas, pois aqui temos preço bom, prazos,  produtos de qualidade e também segurança nas compras”, disse Flávio.


SulBahiaNews - A publicação do texto está autorizada desde que o veículo cite a fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário