O empresário e pré-candidato a vereador de Itabuna Rafael Moreira (“Rafa Moreira”, PDT) participou, nesta quarta-feira, de mais uma edição especial do podcast Café iPolítica comandado por Naty Almeida e Ricky Mascarenhas. (veja o podcast completo aqui)
Casado, pai de dois filhos, itabunense nato, disse que hoje se envolve com as questões da cidade tentando ajudar principalmente nos bastidores da política. Ainda no aspecto familiar, falou da importância do seu pai, o advogado Renan Moreira, ex-provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.
Comentou sobre o seu desempenho na eleição de 2022, quando se lançou para a candidatura a deputado estadual, observando que cada pleito tem suas características específicas e que necessariamente um resultado será igual ao outro. Disse que os votos que recebeu na última eleição o credenciam a um crescimento vertiginoso no pleito atual. “Se eu conseguir nessa eleição, os votos que eu recebi na eleição passada e ainda somar aos que estão conhecendo agora os meus projetos, a gente entende que uma eleição acaba ajudando na outra, seja qual for o resultado”, avaliou.
Falou sobre a importância do empresariado na economia local, especialmente como força geradora de emprego e classificou que ter um empresário debatendo a realidade do setor na Câmara Municipal corrigirá um erro que Itabuna vive repetindo para com os seus filhos. Para ele, “Itabuna é uma péssima mãe e uma ótima madrasta”, numa alusão à maneira como a cidade lida com os empresários locais e com os grandes empreendimentos que vêm de fora.
Nas análises que fez da atual gestão, disse que a área da Saúde é a que exige mais atenção e cuidado no momento, em todos os aspectos, desde a aplicação dos orçamentos até os repasses que são feitos, principalmente para a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) e para o Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães (HBLEM).
Classificou a atual composição da Câmara de Vereadores como um “puxadinho” da prefeitura. “Dois ou três ali, se salvam”, analisou. Sobre quem deve sair para Rafael Moreira entrar, preferiu não citar nenhum nome, mas fez as análises matemáticas e estatísticas que poderão favorecer sua elegibilidade.
Elogiou a iniciativa da gestão de investir num evento como o “Ita Pedro”, no esforço que faz para estratificá-lo no calendário turístico e festivo do município e comentou sobre a falta de autonomia de alguns secretários municipais.
Criticou a falta de ações em mobilidade urbana, citando, na opinião dele, quais foram os dois últimos projetos mais importantes do poder público nessa área e encerrou sua entrevista falando sobre como se dá sua relação com as classes mais populares do município, onde se concentra a maior parcela do eleitorado itabunense. Ilustrou sua boa relação com a população periférica citando o bairro Califórnia, onde tem mantido conversas com moradores, lideranças e empresários locais.
Esses e outros pontos da entrevista podem ser vistos e revistos diretamente no canal iPodcasTV no You Tube, onde os especiais do podcast Café iPolítica vão ao ar, geralmente às segundas, terças, quartas e sextas com as entrevistas com pré-candidatos e pré-candidatas à vereança de Itabuna, Ilhéus e região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário