Páginas

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

ELEIÇÕES 2016:Itabuna revela força da direita e pleito está sub-júdice

A Justiça Eleitoral vai decidir se haverá uma nova eleição em Itabuna, Sul da Bahia

Tasso Franco , da redação em Salvador | 10/10/2016 às 19:33
Augusto Castro, candidato do PSDB, terceiro colocado
Foto: BJÁ
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A eleição do prefeito de Itabuna está indefinida. O mais votado foi Fernando Gomes (DEM) 34.152 votos, mas, está inelegível. É considerado um ficha suja. Ainda assim, a Justiça Eleitoral vai analisar seu caso (e de outros 11 na Bahia), isso no dia 19 de dezembro, se é o (de fato e direito)  eleito; ou se haverá uma segunda eleição, provavelmente em janeiro de 2017.
 
   2. Na lei anterior, nesses casos, o eleito e empossado seria o segundo colocado, Dr Mangabeira (PTB), o qual obeteve 26.41% dos votos (18.813) ficando à frente do terceiro colocado, o deputado estadual pelo PSDB, Augusto Castro (25.15%) com 17.257 votos. Mas, a nova lei, ainda sem jurisprudência firmada, diz que nesse caso é preciso fazer uma nova eleição.

   3. Em sendo assim, Itabuna votará às urnas, Fernando Gomes provavelmente indicando sua mulher (se isso for possível) ou um outro nome na Coligação Unidos Por Itabuna que teve na vice Fernando Vita, do PDMB; e os outros candidatos serão os mesmos. Além de Dr Mangabeira e Castro, Geraldo Simões (PT), o qual obteve 11.38 dos votos (8.104); Davidson Magalhães (PCdoB), 8.38% dos votos (5.973); Zé Roberto (PSTU) 3.04% dos votos (2.168); cel Santana (PTN) 0.19% dos votos (708); e Mister Cuca (PSOL) 0.44% com 313 votos.

   4. O que se depreende em Itabuna é que se trata de um colegiado de direita na terminologia clássica da da politica e os três candidatos nessa direção obtiveram mais de 70.000 votos; enquanto a esquerda clássia (PT/PCdoB/PSTU) pouco mais de 16 mil votos. Isso significa dizer que, como a esquerda está fora de qualquer condição de vencer o pleito, se compuser com Mangabeira ou Castro, um dos dois aumentaria muito as chances de ser eleito.

   5. Castro disse recentemente ao Bahia Já, em conversa na Assembleia Legislativa, que está confiante numa vitória em nova eleição entendendo que, se isso acontecer, Fernando não poderá mais se candidatar e um outro nome não tem a mesma intensidade eleitoral. Além disso, ele espera que o eleitorado de Itabuna reveja suas posições, pois, o candidato do DEM era inelegível, ele alertou para isso e os perigos que o município correria.

   6. Mas, entre Castro e Fernando, o deputado do PSDB errou em não compor com Fernando Vita (PMDB) mesmo diante de apelos de ACM Neto e Lúcio Vieira Lima, e reconhece esse erro, existe o 'fenômeno' Dr Mangabeira, o qual era uma espécie de azarão e chegou em segundo lugar. Em tese a esquerda (PT/PCdoB) poderia apoiar Dr Mangabeira porque o PDT integra a base do governador Rui Costa, sob a direção do deputado Félix Mendonça Júnior.

   7. Esse é o quadro e as movimentações políticas estão acontecendo nos bastidores a espera da decisão judicial. Somente a partir daí é que teremos uma visão mais clara do quadro em nova disputa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário